25 Anos

Serviços Farmacêuticos e outros Serviços de Saúde e Bem-estar

Farmácia Nogueira: Há 25 anos a aliar tradição à inovação

Equipa celebrou bodas de pratas na passada sexta-feira

25-anos-farmacia-nogueira

A 15 de novembro de 1999 nascia, na freguesia da Calvaria de Cima, a Farmácia Nogueira, pelas mãos de Nadina Nogueira de Sousa. Passado 25 anos, a fundadora e diretora técnica ainda se recorda com clareza dessa segunda-feira, dia em que abriu as portas pela primeira vez: «Recordo-me que compareceram as forças vivas da terra, nomeadamente o senhor José Mouco, que entretanto faleceu, e o presidente da Junta na altura, Hélder Paulino.
Estes foram os grandes impulsionadores para que houvesse finalmente uma farmácia. Compareceram também os senhores que estavam na Casa do Povo, a quem acabei por alugar o espaço onde a Farmácia nasceu». Nadina de Sousa recorda ainda «a festa muito bonita», com a qual foi surpreendida, onde não faltaram foguetes nem animação. «A abertura da Farmácia Nogueira foi festejada com “pompa e circunstância”. Houve todo um acolhimento e uma boa receção, o que também ajudou muito a diminuir os anseios», garante.
A abertura da Farmácia Nogueira foi marcada por um complexo e moroso processo. Nadina Nogueira explica que a decisão de abrir ou não uma farmácia está dependente e autorização por parte da Autoridade Nacional do Medicamento Produtos de Saúde – Infarmed no caso da Nogueira esta demorou um pouco mais a chegar: «Entre o concurso e o resultado, em que fiquei colocada como a detentora do alvará, demorou quase dois anos e meio. Então, quando saiu o resultado, a minha preocupação foi fazer uma corrida contrarrelógio para abrir a Farmácia o mais rapidamente possível, até porque, na altura, ainda houve também uns investimentos», recorda.

farmacia-nadina-nogueira

Farmácia “acaba por ser uma história de vidas”

 

Em jeito de reflexão, Nadina Nogueira faz um balanço sobre o assinalar deste marco histórico no percurso da instituição, que criou há 25 anos, juntamente com Tânia Carvalho, técnica auxiliar de farmácia, que ainda hoje se mantém ao seu lado: «A Farmácia acaba por ser uma história de vidas, de encontros, de partilhas… Assinalar estes 25 anos foi muito bom e tive muito gosto e prazer, porque obrigou-me também a parar. Criou-me uma condição em que estou muito grata, pelo acolhimento que tive, e depois é natural que a Farmácia também queira corresponder.
Acho que a Farmácia enriqueceu com esses encontros, com essas vidas, e vice-versa», considera.
As “bodas de prata” foram assinaladas na passada sexta-feira, dia 15, nas instalações da Farmácia, com uma festa, onde existiram ofertas exclusivas, brindes e atividades para toda a família.

Depois, coube aos elementos da equipa soprarem as 25 velas. E é precisamente a essa equipa, que a diretora técnica se dirige, desdobrando-se em elogios: «A Farmácia Nogueira também existe graças à sua equipa maravilhosa. Uma equipa que também partilha precisamente este amor e esta paixão em prol da promoção do bem-estar e da saúde da nossa comunidade».

“A saúde é uma arte”

 

A Farmácia onde a Natureza e a Consistência se encontram. São estas as palavras que podemos encontrar inscritas numa das paredes da Farmácia Nogueira e que são bastante reveladoras da missão levada por si à comunidade. Mas se, ainda assim, persistirem dúvidas existirem sobre ao que nos referimos, Nadina Nogueira esclarece: «A saúde é uma arte precisamente porque, às vezes, há que saber conciliar tudo: tratamentos alopáticos, ou seja, os medicamentos da indústria farmacêutica, com a nossa alimentação e estilo de vida. Cada vez mais tenho a certeza que a abordagem integrativa (holística) é muito importante para a pessoa envelhecer com saúde.

Essa abordagem requer muito estudo. As propriedades terapêuticas, sejam das plantas (fitoterapia), seja dos óleos essenciais (aromaterapia) estão, de facto, comprovadas cientificamente. A minha prática, desses anos todos, mostra-me que há sempre uma mais-valia se tentarmos sempre por essa via».

Para Nadina Nogueira o segredo está na busca de informação e no estudo permanente. «Estudar, estudar e estudar» para que, passado uns tempos, se consiga «comprovar cientificamente» as propriedades terapêuticas que determinada «fonte natural tem». «Acho que é tão bonito [quando isso acontecel», confessa. «Esse é também o papel de uma farmácia, tem de haver essa postura. Ao contrário da erva-nária, tem que ser comprovado cientificamente, não pode ser algo esotérico», sublinha, ainda.

farmacia-nadina-nogueira-25-anos

Privilegiar a saúde mental é objetivo para 2025

 

Além de disponibilizar os produtos habituais para um estabelecimento do género (como medicamentos sujeitos e não sujeitos a receita médica), na Farmácia Nogueira poderá encontrar uma vasta variedade de serviços ligados a várias áreas que vão desde a cosmética, homeopatia, fitoterapia, агоmaterapia, puericultura até à veterinária.

Aliar a tradição à inovação é um dos objetivos, pelo que a oferta da Farmácia Nogueira não se esgota nestes serviços. Quem tem acompanhado a sua atividade de perto, sabe que procura sempre inovar. Por isso, ao estarmos a caminhar a passos largos para o final do ano, a Farmácia Nogueira já anda a preparar o plano de trabalho para o próximo ano. «Vamos privilegiar a saúde mental, precisamente porque sabemos que a vida mundana está cheia de dificuldades, frustrações, prazos exigentes e depois acabamos por ter que ser muita coisa, o que faz. com que depois, às vezes, não tenhamos tempo nem para pensar, nem para viver de acordo com a nossa essência», explica.

Nadina Nogueira adianta que A saúde mental em foco – os desafios e as perspetivas será o nome do plano, onde se dará especial importância à multidisciplinaridade e onde continuará a haver uma aposta nos serviços, como a realização de palestras sobre «bullying, hiperatividade e hipersensibilidade». Por outro lado, a responsável pela Farmácia revela a intenção de haver uma «especialização em geriatria», tendo em conta o aumento do «envelhecimento da nossa população»: «É muito importante cada vez mais conhecemos melhor e estamos mais aptos sobre tudo o que envolve o envelhecimento ativo, que é uma nova realidade da nossa comunidade e da nossa sociedade».

Inauguração foi notícia n’O Portomosense

farmacia-nogueira-jornal

A abertura deste novo serviço foi notícia na edição 406 d’O Portomosense. Dias antes do “grande dia”, a diretora técnica, Nadina Nogueira de Sousa, falava ao nosso jornal, enaltecendo o negócio que estava prestes a abrir e que considerava ter «características muito próprias». Na notícia referia-se que a farmácia surgia «14 anos depois do início do processo» após ter sido «finalmente, conseguida autorização, para instalar ali aquele novo serviço». Na altura, a responsável pela Farmácia, revelava um dos grandes objetivos a atingir com a abertura do estabelecimento e que 25 anos depois ainda se mantém atual: «É muito importante que as pessoas quando nos procuram, encontrem técnicas com formação adequada para esclarecer todas as suas dúvidas, e que os possam ajudar em caso de necessidade».